Engenharia Genética - até onde nos pode levar?

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Biologia com o objectivo de promover discussões e debates sobre Engenharia Genética baseados nas informações à disposição no mesmo.

terça-feira, março 21, 2006

Os transgénicos podem ser uma boa opção na luta mundial contra a fome?

O problema actual da fome não resulta da falta de produtos alimentares - eles existem até em excesso! Se não vejamos o que acontece em vários países, incluindo o nosso, nos quais são desperdiçadas todos os anos toneladas de produtos agrícolas por falta de escoamento. A maior parte destes produtos não é sequer aproveitada para combater a fome mundial!
Em 1998, numa conferência das Nações Unidas, cientistas africanos manifestaram-se contra a campanha promocional de transgénicos da Monsanto que usa fotografias de crianças esfomeadas com o título “Deixem a colheita começar”. Os cientistas, representantes de países afectados pela pobreza e pela fome, revelaram que as tecnologias genéticas vão minar as capacidades das nações para se alimentarem, destruindo a diversidade natural já estabelecida, o conhecimento local e os sistemas de agricultura sustentável.
De facto, a engenharia genética pode até conduzir ao aumento da fome. As multinacionais biotecnológicas como a Monsanto e a Novartis, entre outras, produziram sementes estéreis através da denominada “tecnologia de extermínio” que impedem os agricultores de guardar sementes para a sementeira ou colheita seguinte – pondo em risco, desta forma, a base da segurança alimentar mundial.