Engenharia Genética - até onde nos pode levar?

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Biologia com o objectivo de promover discussões e debates sobre Engenharia Genética baseados nas informações à disposição no mesmo.

quinta-feira, março 16, 2006

Activistas penduram faixa no Cristo


A 16 de Março deste ano, activistas do Greenpeace colocaram uma faixa de 5 x 8 metros na mão da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, Brasil, de modo a chamar a atenção dos governos para a alarmante perda de biodiversidade do planeta e os riscos para a segurança ambiental representada pelos transgénicos. A mensagem: “O futuro do planeta está em suas mãos” foi endereçada aos representantes de governos de todo o mundo reunidos em Curitiba para discutir medidas de proteção às diferentes formas de vida na Terra.A capital do Paraná sediou duas reuniões da ONU: a 3a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena e a 8a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). Representantes de 132 países signatários do Protocolo de Cartagena discutem a biossegurança global relacionada ao transporte internacional de OVMs (organismos vivos modificados). A reunião da CDB, que volta ao Brasil 14 anos depois de sua criação na Eco-92, envolve delegações governamentais de 188 países, que vão discutir até o dia 31 medidas necessárias para barrar a alarmante perda de biodiversidade no planeta até 2010.
Para ocoordenador da campanha Amazónia, do Greenpeace, o mundo não pode esperar outros 14 anos até que os governos decidam fazer o que prometeram em 1992, no Rio. “Se a extinção em massa de animais e plantas ao redor do mundo não for barrada imediatamente, as futuras gerações não terão chances de se beneficiarem de um planeta saudável”, disse Adario. “Florestas como a Amazónia estão sendo destruídas numa escala assustadora. A Amazónia tem pressa”.